No princípio o Verbo existia...
No princípio o Verbo estava com Deus...
No princípio o Verbo era Deus.
E quando o tempo chegou ao seu termo:
o Verbo incarnou, no meio de nós.
E nós vimos a sua Glória!
O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós!
Nasceu na terra o nosso Salvador!
Aleluia!
Deixo-vos um Cântico Processional para o Tempo do Natal, inspirado nos primeiros versículos do Evangelho de São João. Bem sei que o texto não é literalmente de nenhuma das antífonas para o Tempo do Natal, mas penso que adequa bem às celebrações da Missa da Noite e do Dia do Natal do Senhor ou da Festa da Sagrada Família.
A antífona está pensada para coros habituados a cantar a vozes mistas. Pode, se necessário, ser executada a capella, sobretudo se não for possível executar o que está proposto para o órgão. Nestes casos chamo especial atenção à mudança de tonalidade entre os compasso 21 para o 23 e depois entre os compassos 29 e 30, que podem levar o coro a descer a afinação. Esta secção, entre o compasso 22 e o 29, é marcadamente diferente, numa tentativa de expressar a marca que teve na história do Homem a Incarnação do Verbo de Deus. Deve, por isso, ter uma interpretação mais marcada e menos ligada que as restantes.
Das duas notas para o Soprano, que deixo no final da antífona, a de maior importância é a mais grave, devendo a mais aguda ser apenas cantada se possível e por um pequeno grupo que a consiga cantar com conforto.
Relativamente à registação do órgão, não quero fixar as escolhas dos organistas, mas peço que sejam escolhidas três registações, que alternem para cada dinâmica do órgão piano, mezzopiano e forte e que não seja utilizado o pedal de crescendo.
Deixo-vos também uma partitura somente com o refrão e os versículos e sem órgão.
Espero que gostem!
Sem comentários:
Enviar um comentário