O Senhor cobrir-te-á com suas penas,
debaixo das suas asas encontrarás abrigo.
Eu Vos procuro, Senhor! Não afasteis de mim a vossa face...
Vós sois o meu refúgio, não Vos afasteis, Senhor.
Como já puderam reparar não tenho o hábito de associar um cântico a determinado momento da celebração, mas prefiro classificá-los segundo a sua forma. Aqui está um exemplo. Este Cântico Processional pode ser utilizado tanto para acompanhar a procissão de Entrada do II Domingo da Quaresma, como, quando utilizado na totalidade, a Comunhão do I Domingo da Quaresma.
Tudo começa com o pedido do Soprano "Não afasteis de mim a vossa face." a quem o Baixo responde confiadamente "O Senhor cobrir-te-á com suas asas.". É importante que se note a diferença de andamento e intensidade entre estes dois momentos. Depois da suspensão do compasso 32, o Soprano reexpõe o tema, mantendo a última nota enquanto as restantes vozes cantam. Esta nota deve ser acentuada no início e depois ir esmorecendo até ao silêncio, deixando que a melodia do Alto sobressaia.
Quanto aos versículos, chamo a atenção para as notas entre parêntesis do terceiro sistema que apenas devem utilizadas no segundo e terceiro versículos. No segundo sistema, aconselho a uma breve pausa na mudança de acorde do recitativo, para se poder saborear o acorde diminuto.
Espero que gostem!
Versão Completa
Refrão e Versículos
Fantástico!!! Fantástico e muito bonito.
ResponderEliminarNão consigo abrir. Dá erro.
ResponderEliminarBoa tarde Miguel. O site que albergava os ficheiros associados ao blog foi descontinuado. Demorou, mas já estão todos os links disponíveis. Obrigado pela atenção!
Eliminar